AVALIAÇÃO DO CURSO
2ª E 3ª AULA
O EDITOR DE TEXTO
Para este curso utilizaremos o editor de texto: WRITER
Abra o editor de texto Copie e cole o seguinte texto:
Talvez sua habilidade de digitação ainda esteja um tanto inicial. Não se preocupe, a destreza surgirá com o tempo, à medida que você for digitando. Por enquanto, focalize apenas em manter sua atenção na tarefa, ok? E, conforme o ditado popular, é sempre bom iniciarmos algo “com o pé direito”, certo? Independente de superstições, consideramos importante que desde cedo você se acostume a usar cada recurso da melhor forma possível. Assim, é importante dizer que o teclado pode permitir a realização de muitas funções além da digitação do texto. Há dicas que tornam o uso do teclado mais eficiente, então, sugerimos que acesse as orientações que preparamos acerca do uso adequado do teclado, incluídas no CD-ROM sob o título Uso eficiente do teclado.
Neste momento, cabem algumas reflexões acerca de aspectos básicos de design. Vocêobservou como a capa ficou “sem graça” organizada dessa forma? Para que possamos destacar a informação de forma apropriada, podemos alterar seu aspecto visual com algumas alterações simples como tipo, tamanho e destaque da fonte, alinhamento dos parágrafos etc.
Vamos agora dar um formato à capa, conforme indicações da figura 2 Para tanto, é necessário aprendermos alguns passos, como por exemplo, selecionar palavras, negritar texto, mudar tamanho da fonte etc. Veja os três exemplos.
Nas figuras 3 e 4 mostramos duas capas com as mesmas informações, mas com estilos bem diferentes na digitação das mesmas. A primeira é bastante simples e a segunda um pouco mais sofisticada. O que você achou da segunda? Que problemas há na diagramação do primeiro modelo? E na do segundo? Nosso objetivo aqui não é nos aprofundarmos nestas questões.
Talvez sua habilidade de digitação ainda esteja um tanto inicial. Não se preocupe, a destreza surgirá com o tempo, à medida que você for digitando. Por enquanto, focalize apenas em manter sua atenção na tarefa, ok? E, conforme o ditado popular, é sempre bom iniciarmos algo “com o pé direito”, certo? Independente de superstições, consideramos importante que desde cedo você se acostume a usar cada recurso da melhor forma possível. Assim, é importante dizer que o teclado pode permitir a realização de muitas funções além da digitação do texto. Há dicas que tornam o uso do teclado mais eficiente, então, sugerimos que acesse as orientações que preparamos acerca do uso adequado do teclado, incluídas no CD-ROM sob o título Uso eficiente do teclado.
Neste momento, cabem algumas reflexões acerca de aspectos básicos de design. Vocêobservou como a capa ficou “sem graça” organizada dessa forma? Para que possamos destacar a informação de forma apropriada, podemos alterar seu aspecto visual com algumas alterações simples como tipo, tamanho e destaque da fonte, alinhamento dos parágrafos etc.
Vamos agora dar um formato à capa, conforme indicações da figura 2 Para tanto, é necessário aprendermos alguns passos, como por exemplo, selecionar palavras, negritar texto, mudar tamanho da fonte etc. Veja os três exemplos.
Nas figuras 3 e 4 mostramos duas capas com as mesmas informações, mas com estilos bem diferentes na digitação das mesmas. A primeira é bastante simples e a segunda um pouco mais sofisticada. O que você achou da segunda? Que problemas há na diagramação do primeiro modelo? E na do segundo? Nosso objetivo aqui não é nos aprofundarmos nestas questões.
Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.
OBS: Para colar utilize o recurso colar especial no menu editar e escolha a opção texto sem formatação.
Utilize a ferramenta localizar e substituir no menu editar
Localize a palavra digitação e a substitua por DIGITAR(maiúscula).
Agora selecione o texto que você colou:
- Agora selecione o texto que você colou:
- Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
- Escolha a opção FORMATAR;
- Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
- Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
- Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
- Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
- Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
- Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
- Escolha a opção PARÁGRAFO .
- A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
- Selecione a aba Alinhamento;
- Escolha a opção CENTRO;
- Dê um clique no botão OK.
- No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
- E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.
Vamos fazer 3 capas:
Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.
Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.
O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam:
- Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Iniciar a discussão e aprofundar as reflexoes sobre as relações entre escola, tecnologia
e sociedade. Imersão na tecnologia: contato com vídeos, fóruns, páginas web.
- Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu tema foco.
- Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Criar o blog do Projeto,
incluindo textos já elaborados, os links e imagens, fotos produzidas e selecionados pelo
grupo.
- Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos
Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elabo-
ração dos relatórios. Início da formatação – diagramação do texto do seu relatório de pesquisa.
Encontro livre: para o desenvolvimento do projeto de Aprendizagem
- Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede
A escrita colaborativa do relatório do seu projeto – O uso das ferramentas de comu-
nicação digital na produção colaborativa.
- Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Divulgação dos resultados: Comunicar via e-mail a criação do blog do projeto para
colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos e-mails.
- Unidade7: Apresentações de slides digitais
Apresentação dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Apren-
dizagem, buscando um bom design para o seu documento hipermídia. O papel das ima-
gens na apresentação de slides.
- Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
No uso da planilha de cálculo, o enfoque será o da instrumentação para o trabalho
(cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, orçamentos etc.).
- DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL
- Atividade 1.1 - Tecnologia na escola e na sociedade
Esta atividade se constitui inicialmente da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:- Momento 1: Leitura do texto;
- Momento 2: Elaborando o seu texto;
- Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Por que precisamos usar a tecnologia na escola?As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade Por Edla Ramos (2006)Se este texto estivesse sendo lido por você a vinte e tantos anos atrás, uma questão que provavelmente apareceria seria se deveríamos ou não usar as novas (nem tanto mais) tecnologias na educação. No início da década de 80, havia o anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificação do ensino, descartando a necessidade do professor, ou que pudesse levar à aceleração perigosa de estágios de aprendizagem com consequências graves. Argumentava-se também sobre o disparate de usar microcomputadores em escolas que eram carentes de outros tantos recursos. Hoje em dia, no entanto, já há bastante concordância sobre o fato de que a informática deva ser incorporada ao processo educacional. Permanecem, contudo, as dúvidas sobre por que (ou sob qual perspectiva) e sobre como essa incorporação deve acontecer.Após a leitura do texto :Atividade 1.1 Momento 2 – Elaborando o seu texto - Elabore um pequeno texto refletindo sobre o modo de inserção das TIC nas escolas. Agora que você já terminou a leitura, pense se conhece algumas escolas que possuem laboratórios de informática. Elabore, então, um pequeno texto descrevendo como o laboratório é utilizado. Considere os seguintes aspectos:
- Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
- Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?
- Que mudanças a chegada do laboratório trouxe para essa escola em geral? Continue a construção do seu texto analisando o modo como a tecnologia está sendo utilizada nessa escola. Procure basear sua análise nas reflexões que a leitura do texto lhe proporcionou. Sinta-se livre para incluir o que julgar necessário na sua análise. Sugerimosconsiderar alguns aspectos:
- O uso das TIC na escola conhecida está promovendo ou não a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes” (como diz Leonardo Boff)? Por quê?
- Esse uso está promovendo ou não uma aprendizagem significativa e crítica? Por quê? Se você não conhece nenhuma escola que já faça uso das TIC, deve então construir um pequeno texto com alguns parágrafos desenvolvendo alguma ideia ou questionamento que a leitura lhe suscitou.
1ª AULA
Conhecer o ambiente eproinfo;
Conhecer as partes do computador- Porque o linux??
- Explorando os programas educacionais.
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE
Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
- Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se a navegar pela Internet usando um software de navegação;
- Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar seus alunos sobre como buscar informações na web, como atribuir-lhes crédito e como julgar-lhes a relevância;
- Identificar alguns procedimentos iniciais de segurança na web;
- Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet, compreendendo como alguns dos principais mecanismos de busca são estruturados;
- Familiarizar-se com a interface do editor de texto do BrOffice, compreendendo a sua organização e usando os seus recursos mais simples de formatação e edição.
- HIPERTEXTO
O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição suPerior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se paReçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto – clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de
texto. (RAMAL, 2000, p. 5).
- ASSISTIR AO VÍDEO ILHA DAS FLORES NO CD DO CURSO
- NAVEGAÇÃO- livro pág 78
- INTERNET
http://www.dominiopublico.gov.br
http:// – é um elemento obrigatório na formação do endereço. Esse conjunto de letras indica o protocolo de identificação para transferência de documentos na Internet; a sigla http indica que estamos buscando um documento no formato de hipertexto;
www.dominiopublico.gov.br – Indica o domínio onde este conteúdo deve ser localizado. .
www – indica que o endereço está na World Wide Web (muitos endereços já prescindem do uso desta sigla);
gov - é o código para sites de instituições governamentais;
com - comerciais
edu - educacionais
mil - militar
net - redes
br – é o código para sites registrados no Brasil.
- FERRAMENTA DE PESQUISA
- PESQUISA AVANÇADA - ex: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE JOÃO UBALDO RIBEIRO UTILIZANDO O RECURSO PESQUISA AVANÇADA.
- CONHECER A FERRAMENTA DE TRADUÇÃO DO GOOGLE
- ADCIONAR SITES AO RECURSO FAVORITOS
- SEGURANÇA PESSOAL E DE SEUS ALUNOS
- FIQUE ATENTO AOS SITES QUE VISITA;
- PROCURE NÃO ABRIR E-MAILS E ARQUIVOS ANEXOS DE DESCONHECIDOS
- NUNCA BAIXE ARQUIVOS DE SITES NÃO CONFIÁVEIS;
- REALIZE CÓPIAS DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES EM CDS,DVDS OU OUTRAS FORMAS DE ARMAZENAMENTO;
UMA DICA DE SITE CONFIÁVEL É QUANDO ELE APRESENTA NO PROTOCOLO A LETRA S NO FINAL HTTPS:// OU APRESENTA UM CADEADO FECHADO AO ENTRAR.
ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!
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