iNTRODUÇÃO


AVALIAÇÃO DO CURSO


2ª E 3ª AULA 
 

O EDITOR DE TEXTO

Para este curso utilizaremos o editor de texto: WRITER



Abra o editor de texto Copie e cole o seguinte texto:

Talvez sua habilidade de digitação ainda esteja um tanto inicial. Não se preocupe, a destreza surgirá com o tempo, à medida que você for digitando. Por enquanto, focalize apenas em manter sua atenção na tarefa, ok? E, conforme o ditado popular, é sempre bom iniciarmos algo “com o pé direito”, certo? Independente de superstições, consideramos importante que desde cedo você se acostume a usar cada recurso da melhor forma possível. Assim, é importante dizer que o teclado pode permitir a realização de muitas funções além da digitação do texto. Há dicas que tornam o uso do teclado mais eficiente, então, sugerimos que acesse as orientações que preparamos acerca do uso adequado do teclado, incluídas no CD-ROM sob o título Uso eficiente do teclado. 

Neste momento, cabem algumas reflexões acerca de aspectos básicos de designVocêobservou como a capa ficou “sem graça” organizada dessa forma? Para que possamos destacar a informação de forma apropriada, podemos alterar seu aspecto visual com algumas alterações simples como tipo, tamanho e destaque da fonte, alinhamento dos parágrafos etc.
Vamos agora dar um formato à capa, conforme indicações da figura 2 Para tanto, é necessário aprendermos alguns passos, como por exemplo, selecionar palavras, negritar texto, mudar tamanho da fonte etc. Veja os três exemplos.
Nas figuras mostramos duas capas com as mesmas informações, mas com estilos bem diferentes na digitação das mesmas. A primeira é bastante simples e a segunda um pouco mais sofisticada. O que você achou da segunda? Que problemas há na diagramação do primeiro modelo? E na do segundo? Nosso objetivo aqui não é nos aprofundarmos nestas questões.





Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.

OBS: Para colar utilize o recurso colar especial no menu editar e escolha a opção texto sem formatação.

Utilize a ferramenta localizar e substituir no menu editar
Localize a palavra digitação e a substitua por DIGITAR(maiúscula).

Agora selecione o texto que você colou:

  • Agora selecione o texto que você colou:
  • Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
  • Escolha a opção FORMATAR;
  • Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
  • Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
  • Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
  • Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
  • Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
  • Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
  • Escolha a opção PARÁGRAFO .
  • A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
  • Selecione a aba Alinhamento;
  • Escolha a opção CENTRO;
  • Dê um clique no botão OK.
  • No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
  • E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.

Vamos fazer 3 capas:









Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.


Agora selecione o texto que você colou:
Com o texto selecionado, iniciaremos a formatação de nosso texto;
Escolha a opção FORMATAR;
Na barra de comandos, escolha a opção CARACTERE;
Escolha a aba FONTE na caixa de comando;
Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usamos “Times New Roman”);
Escolha o tipo da fonte (deixamos como Normal), além do tamanho (escolhemos 14);
Na aba Efeitos de Fonte temos outras formas de formatação, como sublinhado, modificação da cor da fonte, entre outros efeitos. Clique na seta à direita na caixa que apresenta as opções “Efeitos” e selecione CAIXA ALTA (Versalete). Clique no botão OK para confirmar as alterações.
Escolha a opção FORMATAR na Barra de Comandos.
Escolha a opção PARÁGRAFO .
A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos, caixas de texto etc. Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos etc. Vamos nos concentrar em nosso objetivo; alterar o alinhamento do parágrafo para a posição “centralizado” , assim:
Selecione a aba Alinhamento;
Escolha a opção CENTRO;
Dê um clique no botão OK.
No menu Inserir, busque a opção “Quebra manual” .
E, na caixa de diálogo que aparecerá na sequência, marque a opção quebra de página . Com isso, você inseriu uma quebra nesse ponto do documento, de forma que sua continuidade ocorrerá forçadamente a partir da próxima página.




O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam:
  •      Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
   Iniciar a discussão e aprofundar as reflexoes sobre as relações entre escola, tecnologia
e sociedade. Imersão na tecnologia: contato com vídeos, fóruns, páginas web.
  •    Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
   Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu tema foco.
  •    Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
   Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Criar o blog do Projeto,
incluindo textos já elaborados, os links e imagens, fotos produzidas e selecionados pelo
grupo.
  •     Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos
   Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elabo-
ração dos relatórios.   Início da formatação – diagramação do texto do seu relatório de pesquisa.
   Encontro livre: para o desenvolvimento do projeto de Aprendizagem
  •     Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede
   A escrita colaborativa do relatório do seu projeto – O uso das ferramentas de comu-
nicação digital na produção colaborativa.
  •    Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
   Divulgação dos resultados: Comunicar via e-mail a criação do blog do projeto para
colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos e-mails.
  •    Unidade7: Apresentações de slides digitais
   Apresentação dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Apren-
dizagem, buscando um bom design para o seu documento hipermídia. O papel das ima-
gens na apresentação de slides.
  •    Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
   No uso da planilha de cálculo, o enfoque será o da instrumentação para o trabalho
(cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, orçamentos etc.).





        
  • DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL
  • Atividade 1.1 - Tecnologia na escola e na sociedade
    Esta atividade se constitui inicialmente da leitura do texto que segue e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:
    1. Momento 1: Leitura do texto;
    2. Momento 2: Elaborando o seu texto;
    3. Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.

                   Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
                       As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade  Por Edla Ramos (2006)
       Se este texto estivesse sendo lido por você a vinte e tantos anos atrás, uma questão que provavelmente apareceria seria se deveríamos ou não usar as novas (nem tanto mais) tecnologias na educação. No início da década de 80, havia o anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificação do ensino, descartando a necessidade do professor, ou que pudesse levar à aceleração perigosa de estágios de aprendizagem com consequências graves. Argumentava-se também sobre o disparate de usar microcomputadores em escolas que eram carentes de outros tantos recursos. Hoje em dia, no entanto, já há bastante concordância sobre o fato de que a informática deva ser incorporada ao processo educacional. Permanecem, contudo, as dúvidas sobre por que (ou sob qual perspectiva) e sobre como essa incorporação deve acontecer.

    Após a leitura do texto :
         Atividade 1.1      Momento 2 – Elaborando o seu texto
  •       Elabore um pequeno texto refletindo sobre o modo de inserção das TIC nas escolas.    Agora que você já terminou a leitura, pense se conhece algumas escolas que possuem laboratórios de informática. Elabore, então, um pequeno texto descrevendo como o laboratório é utilizado. Considere os seguintes aspectos:
  • Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
  • Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?
  • Que mudanças a chegada do laboratório trouxe para essa escola em geral?    Continue a construção do seu texto analisando o modo como a tecnologia está sendo utilizada nessa escola. Procure basear sua análise nas reflexões que a leitura do texto lhe proporcionou. Sinta-se livre para incluir o que julgar necessário na sua análise. Sugerimosconsiderar alguns aspectos:
  • O uso das TIC na escola conhecida está promovendo ou não a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes” (como diz Leonardo Boff)? Por quê?
  • Esse uso está promovendo ou não uma aprendizagem significativa e crítica? Por quê?    Se você não conhece nenhuma escola que já faça uso das TIC, deve então construir um pequeno texto com alguns parágrafos desenvolvendo alguma ideia ou questionamento que a leitura lhe suscitou.
 1ª AULA

Conhecer o ambiente eproinfo;
Conhecer as partes do computador
     
     
  • Porque o linux??
  • Explorando os programas educacionais.


 NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

 Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
  • Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se a navegar pela Internet usando um software de navegação;
  • Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar seus alunos sobre como buscar informações na web, como atribuir-lhes crédito e como julgar-lhes a relevância;
  • Identificar alguns procedimentos iniciais de segurança na web;
  • Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet, compreendendo como alguns dos principais mecanismos de busca são estruturados;
  • Familiarizar-se com a interface do editor de texto do BrOffice, compreendendo a sua organização e usando os seus recursos mais simples de formatação e edição.

  • HIPERTEXTO
 O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição suPerior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se paReçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto – clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de
texto. (RAMAL, 2000, p. 5).

  1. ASSISTIR AO VÍDEO ILHA DAS FLORES NO CD DO CURSO
  1. NAVEGAÇÃO- livro pág 78


  • INTERNET
http://www.dominiopublico.gov.br

   http:// – é um elemento obrigatório na formação do endereço. Esse conjunto de letras indica o protocolo de identificação para transferência de documentos na Internet; a sigla http indica que estamos buscando um documento no formato de hipertexto;

   www.dominiopublico.gov.br –  Indica o domínio onde este conteúdo deve ser localizado. .

   www – indica que o endereço está na World Wide Web (muitos endereços já prescindem do uso desta sigla);

   gov - é o código para sites de instituições governamentais;
   com -  comerciais
   edu - educacionais
   mil - militar
   net - redes
 

   br – é o código para sites registrados no Brasil.

  • FERRAMENTA DE PESQUISA
  1.  PESQUISA AVANÇADA - ex: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE JOÃO UBALDO RIBEIRO UTILIZANDO O RECURSO PESQUISA AVANÇADA.
  2. CONHECER A FERRAMENTA DE TRADUÇÃO DO GOOGLE
  3. ADCIONAR SITES AO RECURSO FAVORITOS
  • SEGURANÇA PESSOAL E DE SEUS ALUNOS
  1. FIQUE ATENTO AOS SITES QUE VISITA;
  2. PROCURE NÃO ABRIR E-MAILS E ARQUIVOS ANEXOS DE DESCONHECIDOS
  3. NUNCA BAIXE ARQUIVOS DE SITES NÃO CONFIÁVEIS;
  4. REALIZE CÓPIAS DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES EM CDS,DVDS OU OUTRAS FORMAS DE ARMAZENAMENTO;
UMA DICA DE SITE CONFIÁVEL É QUANDO ELE APRESENTA NO PROTOCOLO A LETRA S NO FINAL HTTPS://  OU APRESENTA UM CADEADO FECHADO AO ENTRAR.

ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!



 

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VÍDEO - FRONTEIRAS DIGITAIS

VIDEO - LADISLAU DOWBOR

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